Avançar para o conteúdo principal

Balanço Limpar Portugal


No passado dia 20 de Março, na Lourinhã, cerca de 170 voluntários não tiveram medo da chuva e agarraram a oportunidade única de limpar Portugal num só dia. Contribuíram para que se limpasse mais de 50 lixeiras, cerca de 58% das lixeiras identificadas no concelho da Lourinhã.
Entre os 170 voluntários que ajudaram a “Limpar a Lourinhã”, estiveram funcionários e os executivos da Câmara Municipal da Lourinhã e de todas as Juntas de Freguesias contribuindo também para o sucesso alcançado.
Durante a limpeza das lixeiras previamente identificadas foram identificadas outras lixeiras que também foram limpas.
Deste modo, no dia 20 de Março foram recolhidas 23540 toneladas de resíduos, entre as quais 10360 toneladas de resíduos orgânicos (RSU); 7320 toneladas entre plástico, madeira e metal; 4400 toneladas de monstros domésticos, e 1460 toneladas de vidro.
Estes resultados só foram possíveis devido ao grande empenho e dedicação de todos os voluntários, e de todas as instituições e empresas que desde o primeiro momento apoiaram esta iniciativa nacional. Assim, na Lourinhã a Coordenação Local do Projecto Limpar Portugal contou com a parceria da Câmara Municipal e Juntas de Freguesia, do Jornal Alvorada e Rádio Clube da Lourinhã, da Cooperativa Louricoop, das empresas Louribatata, Barranca, KFogo, Agriloja Lourinhã e António Policarpo Rosa da Costa.
Porém o mais importante desta iniciativa foi a mobilização da sociedade civil, que demonstrou uma imensa capacidade de cidadania activa e responsável, identificando um problema e mobilizando-se. Sem cinismos pôs mãos à obra, partilhando responsabilidades e trabalho com entidades institucionais.

Apesar do sucesso do projecto, e dos resultados obtidos, tal não se deve repetir. Esta acção foi a oportunidade para resolver um problema e colocar Portugal num outro patamar. Não podemos, indefinidamente, substituir-nos aos organismos públicos com verdadeira responsabilidade na prevenção, resolução e fiscalização dos crimes ambientais. A partir de agora não devemos aceitar a inércia do serviço público, há que cumprir e fazer cumprir a lei. Repetir esta acção é remeter os voluntários para uma rotina de limpeza, é legitimar as lixeiras ilegais, é sermos permissivos com os infractores, e com isso aceitar que se continue " a varrer o lixo para debaixo do tapete".
Juntos, cidadãos, instituições, autarquias e autoridades devem combater este flagelo ambiental que é o despejo ilegal de resíduos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Visita à Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira, Miragaia

      No passado dia 23 de janeiro, fomos convidados a conversar com um Grupo de alunas do 7ºA sobre Educação Ambiental. "O que é a Lourambi? O que faz a Lourambi? Como podemos despoluir o nosso planeta? O que são Alterações Climáticas? O que podemos fazer para o número de incêndios diminuir?"           Estas foram algumas das perguntas que surgiram ao longo da manhã.       As estudantes da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira estão neste momento a desenvolver um projeto com o objetivo de sensibilizar os colegas para o paradigma ambiental atual. Além destes temas, o momento serviu para algum desabafo do que sentem como geração mais nova... gostariam de ter mais caixotes do lixo no seu pátio escolar e de contribuir para a conservação dos nossos ecossistemas!!!       Foi com todo o prazer que a Lourambi se fez representar para ajudar e esclarecer todas as duvidas destas jovens, ficámos encantados com a vontade e iniciativa. Um agradecimento também à professo

Praia Limpa, Areia Branca!

No passado Domingo, a Lourambi associou-se ao Praia Surf Clube para realizar uma Limpeza de Praia na Praia da Areia Branca. Foi construído também uma Baleia em rede para preencher com o Lixo apanhado como forma de sensibilização. Algumas fotos do evento:

Serviço Voluntariado Europeu

Projectos de Serviço Voluntário Europeu (SVE) - Cabo Verde, Espanha e Roménia A Rota Jovem é uma associação juvenil que trabalha desde 2002 com o projecto europeu Serviço Voluntário Europeu (parte do programa comunitário Juventude em Acção) e enviou já mais de 100 voluntários portugueses para aventuras de voluntariado em vários países. Temos agora 9 vagas em projectos SVE e procuramos candidatos. O SVE é gratuito para os participantes e os voluntários têm os seguintes direitos: · Viagem Internacional ida e volta · Alojamento, alimentação, transporte local e dinheiro de bolso (variável de acordo com país) · Formação linguística e formação contínua no que respeita às actividades a desenvolver · Apoio pessoal de um mentor na organização de acolhimento · Certificado de participação emitido em nome da Comissão Europeia · Seguro que cobre: saúde, acidentes, responsabilidade civil, etc. · Formação antes da partida juntamente com outros voluntários · Formação à chegada no país onde vais desenv