Avançar para o conteúdo principal

Autorizada a criação de áreas protegidas privadas

A partir de quinta-feira vai ser possível a criação de áreas protegidas privadas, com a entrada em vigor de uma nova lei que atribui ao Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) a aprovação das candidaturas.

“Os proprietários podem identificar que têm um terreno com valores naturais, paisagísticos ou geológicos que consideram especiais e submeter a candidatura ao ICNB”, afirmou a vice-presidente do instituto, Anabela Trindade.

O ministério do Ambiente esclarece que o novo regime se destina a áreas do território nacional não incluídas na Rede Nacional de Áreas Protegidas onde se regista a ocorrência de “valores naturais que apresentem, pela sua raridade, valor científico, ecológico, social ou cénico, uma relevância especial que exija medidas especificas de conservação e gestão”.

O ICNB tem já em mãos duas candidaturas a este regime. Os proprietários ou as organizações Não Governamentais do Ambiente (ONGA) devem apresentar na candidatura da área protegida privada, entre os quais uma nota justificativa sobre os motivos e objectivos da classificação.
A gestão da área protegida privada passa a ser feita nos termos do protocolo firmado com o ICNB e as vantagens para os proprietários destas áreas protegidas privadas são, nomeadamente, a promoção do turismo usando aquela marca e benefícios no acesso a candidaturas de financiamento no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

FONTE: LUSA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Serviço Voluntariado Europeu

Projectos de Serviço Voluntário Europeu (SVE) - Cabo Verde, Espanha e Roménia A Rota Jovem é uma associação juvenil que trabalha desde 2002 com o projecto europeu Serviço Voluntário Europeu (parte do programa comunitário Juventude em Acção) e enviou já mais de 100 voluntários portugueses para aventuras de voluntariado em vários países. Temos agora 9 vagas em projectos SVE e procuramos candidatos. O SVE é gratuito para os participantes e os voluntários têm os seguintes direitos: · Viagem Internacional ida e volta · Alojamento, alimentação, transporte local e dinheiro de bolso (variável de acordo com país) · Formação linguística e formação contínua no que respeita às actividades a desenvolver · Apoio pessoal de um mentor na organização de acolhimento · Certificado de participação emitido em nome da Comissão Europeia · Seguro que cobre: saúde, acidentes, responsabilidade civil, etc. · Formação antes da partida juntamente com outros voluntários · Formação à chegada no país onde vais desenv...

Praia Limpa, Areia Branca!

No passado Domingo, a Lourambi associou-se ao Praia Surf Clube para realizar uma Limpeza de Praia na Praia da Areia Branca. Foi construído também uma Baleia em rede para preencher com o Lixo apanhado como forma de sensibilização. Algumas fotos do evento:

Participação na Conferência "Alimentação, Agricultura e Clima"

Participação na Conferência " Alimentação, Agricultura e Clima "     Nos passados dia 14 e  15  de fevereiro estivemos presentes na Conferência "Agricultura, Alimentação e Clima" organizada pela CEIFA Coop .     A nossa colaboração teve como objetivo a recolha de produtos de pastelaria inválidos para o dia seguinte para servir no Coffee Break, evitando o desperdício alimentar, e a disponibilização da nossa gama de copos reutilizáveis na sexta-feira e a visita à Horta da Vila no sábado. Aproveitámos também a ocasião para mostrar a nova Lona da Horta da Vila, com um novo design elaborado pela Ana Patrícia Martins e produzida com o apoio da KontraLuz e KontraProduções . É oficial... Temos a Lona mais Bonita do Oeste :)     A organização deste tipo de eventos é fundamental para fomentar o debate sobre o avanço do paradigma ambiental e as consequentes adaptações e atitudes necessárias.     Um agradecimento especial a toda a equipa da...