22 de setembro de 2008

Lourambi e Águas do Oeste mostram Ciclo Urbano da Água


No passado dia 20 de Setembro, a Lourambi, com o apoio da empresa Águas do Oeste, organizou um passeio pedestre ente Columbeira e Reguengo Grande, acompanhando o ciclo da água, que contou com 40 participantes.

Este passeio teve como objectivos: identificar a fauna e flora que se encontra ao longo do percurso, e importância da sua preservação para a sustentabilidade de todo o ecossistema, nomeadamente o do Vale do Reguengo, mostrar o planalto como um reservatório natural de água, e explicar o ciclo urbano da água através de visitas guiadas às infra-estruturas da Águas do Oeste, empresa concessionária do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Oeste.

Nesse sentido, a empresa abriu, pela primeira vez, as portas da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Pó e da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Reguengo Grande a uma visita guiada. Este facto foi algo de inédito, pois nunca antes tinham sido mostrados estes dois equipamentos enquadrados na mesma actividade, dando oportunidade de olhar para o Ciclo da Água na vertente da sua gestão, sendo esta uma peça fundamental para a preservação dos recursos hídricos da região.

Para além das visitas, o grupo pôde desfrutar da maravilhosa paisagem do Vale do Reguengo e da envolvente natural da Columbeira.

Consideramos que esta actividade foi um sucesso pois para além da forte adesão, conseguiu-se mostrar a todos os participantes o funcionamento de uma ETA e de uma ETAR, desmistificando-se assim alguns tabus associados a este tipo de equipamentos.

A actividade terminou com um almoço, onde foram servidos vários produtos biológicos, produzidos pela empresa Biofrade.

A Lourambi agradece a participação de todos os inscritos, bem como o apoio das empresas Águas do Oeste e Biofrade.


Lourinhã, 22 de Setembro de 2008
Para mais informações, contactar Sara Duarte: 262955600
Miguel Reis Silva 939069827

Sem comentários:

page counter
Website Hit Counter