Avançar para o conteúdo principal

Lourambi e Águas do Oeste mostram Ciclo Urbano da Água


No passado dia 20 de Setembro, a Lourambi, com o apoio da empresa Águas do Oeste, organizou um passeio pedestre ente Columbeira e Reguengo Grande, acompanhando o ciclo da água, que contou com 40 participantes.

Este passeio teve como objectivos: identificar a fauna e flora que se encontra ao longo do percurso, e importância da sua preservação para a sustentabilidade de todo o ecossistema, nomeadamente o do Vale do Reguengo, mostrar o planalto como um reservatório natural de água, e explicar o ciclo urbano da água através de visitas guiadas às infra-estruturas da Águas do Oeste, empresa concessionária do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Oeste.

Nesse sentido, a empresa abriu, pela primeira vez, as portas da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Pó e da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Reguengo Grande a uma visita guiada. Este facto foi algo de inédito, pois nunca antes tinham sido mostrados estes dois equipamentos enquadrados na mesma actividade, dando oportunidade de olhar para o Ciclo da Água na vertente da sua gestão, sendo esta uma peça fundamental para a preservação dos recursos hídricos da região.

Para além das visitas, o grupo pôde desfrutar da maravilhosa paisagem do Vale do Reguengo e da envolvente natural da Columbeira.

Consideramos que esta actividade foi um sucesso pois para além da forte adesão, conseguiu-se mostrar a todos os participantes o funcionamento de uma ETA e de uma ETAR, desmistificando-se assim alguns tabus associados a este tipo de equipamentos.

A actividade terminou com um almoço, onde foram servidos vários produtos biológicos, produzidos pela empresa Biofrade.

A Lourambi agradece a participação de todos os inscritos, bem como o apoio das empresas Águas do Oeste e Biofrade.


Lourinhã, 22 de Setembro de 2008
Para mais informações, contactar Sara Duarte: 262955600
Miguel Reis Silva 939069827

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Visita à Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira, Miragaia

      No passado dia 23 de janeiro, fomos convidados a conversar com um Grupo de alunas do 7ºA sobre Educação Ambiental. "O que é a Lourambi? O que faz a Lourambi? Como podemos despoluir o nosso planeta? O que são Alterações Climáticas? O que podemos fazer para o número de incêndios diminuir?"           Estas foram algumas das perguntas que surgiram ao longo da manhã.       As estudantes da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira estão neste momento a desenvolver um projeto com o objetivo de sensibilizar os colegas para o paradigma ambiental atual. Além destes temas, o momento serviu para algum desabafo do que sentem como geração mais nova... gostariam de ter mais caixotes do lixo no seu pátio escolar e de contribuir para a conservação dos nossos ecossistemas!!!       Foi com todo o prazer que a Lourambi se fez representar para ajudar e esclarecer todas as duvidas destas jovens, ficámos encantados com a vontade e iniciativa. Um agradecimento também à professo

Praia Limpa, Areia Branca!

No passado Domingo, a Lourambi associou-se ao Praia Surf Clube para realizar uma Limpeza de Praia na Praia da Areia Branca. Foi construído também uma Baleia em rede para preencher com o Lixo apanhado como forma de sensibilização. Algumas fotos do evento:

Serviço Voluntariado Europeu

Projectos de Serviço Voluntário Europeu (SVE) - Cabo Verde, Espanha e Roménia A Rota Jovem é uma associação juvenil que trabalha desde 2002 com o projecto europeu Serviço Voluntário Europeu (parte do programa comunitário Juventude em Acção) e enviou já mais de 100 voluntários portugueses para aventuras de voluntariado em vários países. Temos agora 9 vagas em projectos SVE e procuramos candidatos. O SVE é gratuito para os participantes e os voluntários têm os seguintes direitos: · Viagem Internacional ida e volta · Alojamento, alimentação, transporte local e dinheiro de bolso (variável de acordo com país) · Formação linguística e formação contínua no que respeita às actividades a desenvolver · Apoio pessoal de um mentor na organização de acolhimento · Certificado de participação emitido em nome da Comissão Europeia · Seguro que cobre: saúde, acidentes, responsabilidade civil, etc. · Formação antes da partida juntamente com outros voluntários · Formação à chegada no país onde vais desenv