21 de setembro de 2008

Formação em Gestão de Programas Voluntariado - ISU


No passado dia 18 teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal da Lourinhã, uma acção de formação em "Gestão de Programas de Voluntariado", ministrada por membros da ONGD (Organização Não Governamental de Desenvolvimento) ISU - Instituto de Cooperação e Solidariedade Universitária.


Segundo a própria definição do ISU, esta formação " tem como principais objectivos compreender e aprofundar conceitos e implicações do voluntariado social, nomeadamente a legislação e as implicações da integração de voluntários dentro de uma instituição, bem como capacitar os técnicos para a elaboração e gestão de programas de voluntariado. "

Foi uma acção principalmente dirigida a membros de instituições que recebem ou possam vir a receber projectos de voluntariado, com o objectivo de valorizar e melhorar o funcionamento destes, beneficiando voluntários e instituições que os acolhem.


O dinamismo marcou toda a sessão, começando na própria actividade de apresentação do grupo entre si, na qual os participantes se foram conhecendo à medida que um novelo passou as mãos de cada um, formando uma rede de fios na qual todos estavam interligados.

A formação seguiu sempre um modelo de debate,discussão de valores e conceitos, trabalho de grupo em simulação de elaboração de programas e contratos de voluntariado, deixando aberta a porta a diferentes modos de resolução de problemas nesta temática.


A energia do voluntariado é muito necessária à dinamização de muitas actividades ou instituições, pode ser uma força de formação e crescimento de consciência cívica do voluntário e todas as pessoas com quem contacta, é essencial manter viva esta força, e defender quem a dinamiza discutindo os seus conceitos e modos de gestão. É importante, assim, agradecer a instituições como o ISU pelas suas iniciativas e às instituições que as acolhem, e como participante dar continuidade e aplicação ao que nestas experiências se discute e aprende.

Sem comentários:

page counter
Website Hit Counter