Avançar para o conteúdo principal

Minhocas limpam lixo doméstico! - Parte 2

AS CINCO FASES DO TRATAMENTO

1- Recepção do lixo, tal e qual como ele sai das nossas casas. É depois depositado em pilhas com cerca de um metro de altura.

2- Nestas pilhas começa a fase de compostagem, na qual o odor desaparece naturalmente e se eliminam bactérias.

3- Após cerca de três semanas, as minhocas são introduzidas, para transformarem o composto em húmus.

4- Nesta fase, apenas existe húmus e material que pode ser separado e reciclado sem conter resíduos orgânicos.

5- Separação do material orgânico dos objectos existentes no lixo. Limpos, podem ser utilizados na reciclagem.

MINHOCA ESPECIAL

De fácil reprodução, a minhoca vermelha da Califórnia adapta-se melhor às condições meteorológicas do nosso País.

FAÇA VOCÊ MESMO

Qualquer pessoa pode ter uma estação de vermicompostagem em casa ou no quintal. Basta ter uma caixa com furinhos, uma rede e um recipiente que recolha algum líquido.

TUDO MATERIAL ORGÂNICO

Estas minhocas devoram tudo o que seja material orgânico como restos de comida, flores e plantas. O líquido e o húmus produzido pode ser usado no jardim ou na agricultura.

SAIBA MAIS

5000 minhocas por metro quadrado, para uma ‘cama’ com 25 centímetros de altura.60 000 toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos que uma central de vermicompostagem pode tratar por ano.4,7 milhões de toneladas de RSU produzidos em Portugal durante 2005, segundo o Instituto dos Resíduos.

SUINICULTURAS

O lixo das explorações pecuárias, muitas vezes despejados em rios, também pode ser tratado pelas minhocas.LAMAS DAS ETARESO cheiro intenso destes resíduos pode ser eliminado por este sistema. HÚMUSÉ a matéria resultante da transformação dos resíduos orgânicos, aplicável na agricultura e correcção de solos.

Texto retirado da edição do jornal "Correio da Manhã" de 18/08/2007

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Serviço Voluntariado Europeu

Projectos de Serviço Voluntário Europeu (SVE) - Cabo Verde, Espanha e Roménia A Rota Jovem é uma associação juvenil que trabalha desde 2002 com o projecto europeu Serviço Voluntário Europeu (parte do programa comunitário Juventude em Acção) e enviou já mais de 100 voluntários portugueses para aventuras de voluntariado em vários países. Temos agora 9 vagas em projectos SVE e procuramos candidatos. O SVE é gratuito para os participantes e os voluntários têm os seguintes direitos: · Viagem Internacional ida e volta · Alojamento, alimentação, transporte local e dinheiro de bolso (variável de acordo com país) · Formação linguística e formação contínua no que respeita às actividades a desenvolver · Apoio pessoal de um mentor na organização de acolhimento · Certificado de participação emitido em nome da Comissão Europeia · Seguro que cobre: saúde, acidentes, responsabilidade civil, etc. · Formação antes da partida juntamente com outros voluntários · Formação à chegada no país onde vais desenv...

Praia Limpa, Areia Branca!

No passado Domingo, a Lourambi associou-se ao Praia Surf Clube para realizar uma Limpeza de Praia na Praia da Areia Branca. Foi construído também uma Baleia em rede para preencher com o Lixo apanhado como forma de sensibilização. Algumas fotos do evento:

Participação na Conferência "Alimentação, Agricultura e Clima"

Participação na Conferência " Alimentação, Agricultura e Clima "     Nos passados dia 14 e  15  de fevereiro estivemos presentes na Conferência "Agricultura, Alimentação e Clima" organizada pela CEIFA Coop .     A nossa colaboração teve como objetivo a recolha de produtos de pastelaria inválidos para o dia seguinte para servir no Coffee Break, evitando o desperdício alimentar, e a disponibilização da nossa gama de copos reutilizáveis na sexta-feira e a visita à Horta da Vila no sábado. Aproveitámos também a ocasião para mostrar a nova Lona da Horta da Vila, com um novo design elaborado pela Ana Patrícia Martins e produzida com o apoio da KontraLuz e KontraProduções . É oficial... Temos a Lona mais Bonita do Oeste :)     A organização deste tipo de eventos é fundamental para fomentar o debate sobre o avanço do paradigma ambiental e as consequentes adaptações e atitudes necessárias.     Um agradecimento especial a toda a equipa da...