12 de outubro de 2007

6ª Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos

Entre os dias 23 e 26 de Outubro terão lugar em Viseu as 6ªs Jornadas Técnicas de Resíduos, como o tema central «Valorização orgânica de resíduos».

Passo a citar o texto de apresentação do evento:

"As Jornadas Internacionais de Resíduos são uma realização bienal da APESB e foram organizadas pela primeira vez, em 1997, em Lisboa. Seguiram-se novas realizações em Lisboa (1999), Viana do Castelo (2001), Leiria (2003) e Funchal (2005).
A política de resíduos da UE dá ênfase à restrição da deposição de resíduos urbanos biodegradáveis (RUB) em aterros e a obrigatoriedade de reciclar cada vez mais resíduos de embalagens. Portugal enfrenta, pois, um desafio no que tange à valorização de crescentes quantidades de RUB não admitidos em aterro, cujo destino só poderá ser a valorização biológica ou a energética. No seio da UE continua a discutir-se um documento final sobre os tratamentos biológicos (2nd draft on biological treatment) que poderá constituir um custo acrescido para os sistemas de gestão de resíduos, ao transformar um produto (o composto orgânico) num resíduo.
Tendo em consideração o êxito obtido na edição anterior, está programada uma workshop sobre tratamentos biológicos de resíduos que será orientada por especialista da ISWA.
Estas 6as Jornadas Técnicas Internacionais pretendem constituir o fórum privilegiado para apresentar e discutir, com especialistas internacionais, as principais questões que se colocam actualmente ao sector dos Resíduos Sólidos em Portugal, como é o caso da aplicabilidade do composto, contemplando as especificidades do produto, dos solos e do seu uso (hortícola, agrícola, frutícola, florícola, florestal, etc.). Será também abordada a sustentabilidade económica dos sistemas de gestão de resíduos, tanto na óptica do regulador como na dos agentes directos."

Mais informações no site oficial: http://www.apesb.org/jornadas/

Sem comentários:

page counter
Website Hit Counter