Avançar para o conteúdo principal

6ª Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos

Entre os dias 23 e 26 de Outubro terão lugar em Viseu as 6ªs Jornadas Técnicas de Resíduos, como o tema central «Valorização orgânica de resíduos».

Passo a citar o texto de apresentação do evento:

"As Jornadas Internacionais de Resíduos são uma realização bienal da APESB e foram organizadas pela primeira vez, em 1997, em Lisboa. Seguiram-se novas realizações em Lisboa (1999), Viana do Castelo (2001), Leiria (2003) e Funchal (2005).
A política de resíduos da UE dá ênfase à restrição da deposição de resíduos urbanos biodegradáveis (RUB) em aterros e a obrigatoriedade de reciclar cada vez mais resíduos de embalagens. Portugal enfrenta, pois, um desafio no que tange à valorização de crescentes quantidades de RUB não admitidos em aterro, cujo destino só poderá ser a valorização biológica ou a energética. No seio da UE continua a discutir-se um documento final sobre os tratamentos biológicos (2nd draft on biological treatment) que poderá constituir um custo acrescido para os sistemas de gestão de resíduos, ao transformar um produto (o composto orgânico) num resíduo.
Tendo em consideração o êxito obtido na edição anterior, está programada uma workshop sobre tratamentos biológicos de resíduos que será orientada por especialista da ISWA.
Estas 6as Jornadas Técnicas Internacionais pretendem constituir o fórum privilegiado para apresentar e discutir, com especialistas internacionais, as principais questões que se colocam actualmente ao sector dos Resíduos Sólidos em Portugal, como é o caso da aplicabilidade do composto, contemplando as especificidades do produto, dos solos e do seu uso (hortícola, agrícola, frutícola, florícola, florestal, etc.). Será também abordada a sustentabilidade económica dos sistemas de gestão de resíduos, tanto na óptica do regulador como na dos agentes directos."

Mais informações no site oficial: http://www.apesb.org/jornadas/

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Visita à Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira, Miragaia

      No passado dia 23 de janeiro, fomos convidados a conversar com um Grupo de alunas do 7ºA sobre Educação Ambiental. "O que é a Lourambi? O que faz a Lourambi? Como podemos despoluir o nosso planeta? O que são Alterações Climáticas? O que podemos fazer para o número de incêndios diminuir?"           Estas foram algumas das perguntas que surgiram ao longo da manhã.       As estudantes da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira estão neste momento a desenvolver um projeto com o objetivo de sensibilizar os colegas para o paradigma ambiental atual. Além destes temas, o momento serviu para algum desabafo do que sentem como geração mais nova... gostariam de ter mais caixotes do lixo no seu pátio escolar e de contribuir para a conservação dos nossos ecossistemas!!!       Foi com todo o prazer que a Lourambi se fez representar para ajudar e esclarecer todas as duvidas destas jovens, ficámos encantados com a vontade e iniciativa. Um agradecimento também à professo

Praia Limpa, Areia Branca!

No passado Domingo, a Lourambi associou-se ao Praia Surf Clube para realizar uma Limpeza de Praia na Praia da Areia Branca. Foi construído também uma Baleia em rede para preencher com o Lixo apanhado como forma de sensibilização. Algumas fotos do evento:

Serviço Voluntariado Europeu

Projectos de Serviço Voluntário Europeu (SVE) - Cabo Verde, Espanha e Roménia A Rota Jovem é uma associação juvenil que trabalha desde 2002 com o projecto europeu Serviço Voluntário Europeu (parte do programa comunitário Juventude em Acção) e enviou já mais de 100 voluntários portugueses para aventuras de voluntariado em vários países. Temos agora 9 vagas em projectos SVE e procuramos candidatos. O SVE é gratuito para os participantes e os voluntários têm os seguintes direitos: · Viagem Internacional ida e volta · Alojamento, alimentação, transporte local e dinheiro de bolso (variável de acordo com país) · Formação linguística e formação contínua no que respeita às actividades a desenvolver · Apoio pessoal de um mentor na organização de acolhimento · Certificado de participação emitido em nome da Comissão Europeia · Seguro que cobre: saúde, acidentes, responsabilidade civil, etc. · Formação antes da partida juntamente com outros voluntários · Formação à chegada no país onde vais desenv