Avançar para o conteúdo principal

Berlenga sustentável

O secretário de Estado do ambiente, Humberto Rosa, presidiu esta quinta-feira, 5, à assinatura da carta de compromisso entre a Câmara de Peniche e outras entidades privadas que vão dotar a Berlenga de infra-estruturas de fornecimento de água potável, geração de electricidade, com base nas energias renováveis, e de tratamento das águas residuais que tornem a ilha auto-sustentável.

A comitiva visitou à tarde a ilha, onde o projecto foi apresentado, prevendo um plano de investimentos de 2 milhões de euros, sendo que o Município de Peniche vai suportar 120 mil euros.Tornar sustentável a existência de ocupação humana, que no verão poderá chegar aos mil visitantes por dia, e preservar a própria reserva é o objectivo do projecto denominado “Berlenga-laboratório de sustentabilidade”.

O presidente da Câmara, António José Correia, está convicto de que com condições na ilha, poderão ser levantadas as restrições da presença humana na ilha, que apontam apenas para 350 pessoas/ano, segundo a regulamentação que criou há 25 anos a reserva natural.Segundo o autarca, o documento pretende ser o primeiro passo para a candidatura da Berlenga à “Reserva da Biosfera” da UNESCO, que deverá ser entregue até Abril de 2008.A cerimónia contou com a presença do embaixador dos Estados Unidos da América, dado o envolvimento da NASA neste projecto.

Fonte: Rádio Clube da Lourinhã

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Visita à Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira, Miragaia

      No passado dia 23 de janeiro, fomos convidados a conversar com um Grupo de alunas do 7ºA sobre Educação Ambiental. "O que é a Lourambi? O que faz a Lourambi? Como podemos despoluir o nosso planeta? O que são Alterações Climáticas? O que podemos fazer para o número de incêndios diminuir?"           Estas foram algumas das perguntas que surgiram ao longo da manhã.       As estudantes da Escola Básica Dr. Afonso Rodrigues Pereira estão neste momento a desenvolver um projeto com o objetivo de sensibilizar os colegas para o paradigma ambiental atual. Além destes temas, o momento serviu para algum desabafo do que sentem como geração mais nova... gostariam de ter mais caixotes do lixo no seu pátio escolar e de contribuir para a conservação dos nossos ecossistemas!!!       Foi com todo o prazer que a Lourambi se fez representar para ajudar e esclarecer todas as duvidas destas jovens, ficámos encantados com a vontade e iniciativa. Um agradecimento também à professo

Praia Limpa, Areia Branca!

No passado Domingo, a Lourambi associou-se ao Praia Surf Clube para realizar uma Limpeza de Praia na Praia da Areia Branca. Foi construído também uma Baleia em rede para preencher com o Lixo apanhado como forma de sensibilização. Algumas fotos do evento:

Horta da Vila

A Horta da Vila é um espaço comunitário onde particulares ou empresas podem ter o seu espaço para praticar agricultura biológica. Neste momento, esta encontra-se em remodelação de forma a aumentar a qualidade das infraestruturas e condições dadas aos nossos utilizadores. Um dos mini-projetos referentes à sua remodelação é a Revitalização dos Terrenos que não estão a ser utilizados. Desta forma, a Lourambi convida todos os sócios e seus amigos/familiares a participarem nesta transformação. Dia 1 de fevereiro, próximo sábado, às 9h30m iremos aparecer na nossa Horta para arregaçar as mangas e dar "um valente corte àquela juba".     Condições de participação:              Opcional :               - Ancinho               - Enxada               - Máquinas Roçadoras               - Comes/Bebes               Obrigatório:                - Animação                - Boa Vontade                - Entre-Ajuda A TUA ajuda é fundamental para o reerguer dum espaço